Formigas


Foto Formiga Argentina

Linepithema humile


Aspeto

As formigas operárias tem cerca de 3 mm de comprimento e podem facilmente passar através de rachaduras e buracos não maiores que 1mm de tamanho. As rainhas tem de duas a quatro vezes o comprimento das operárias. Estas formigas criam abrigos no chão, em fendas nas paredes de concreto, nos espaços entre as tábuas e vigas, mesmo entre os pertences em habitações humanas.



Ciclo de vida

As Formigas obreiras são geradas na Primavera e aumentam os seus números até ao Outono. As Formigas aladas (reis e rainhas reprodutoras), geradas no início da Primavera, antes das obreiras, amadurecem durante três meses e acasalam pouco depois. As Formigas Argentinas acasalam no seu ninho. As Formigas Argentinas expulsam da sua área todas as formigas de outras espécies.



Foto Formiga de Jardim

Lasius niger


Aspeto

As obreiras têm 4 a 5 mm de comprimento. As rainhas têm cerca de 15 mm de comprimento. Cor entre o castanho escuro e o preto. Um segmento delgado na cintura (pedicelo). Não têm ferrão. Os machos morrem após o acasalamento. A rainha pode durar até 15 ou 20 anos de vida e criar enxames de até 10.000 individuos.



Ciclo de vida

As rainhas hibernam no solo. Os ovos são colocados no final da Primavera. As larvas eclodem 3 a 4 semanas mais tarde. A rainha alimenta as larvas até as primeiras obreiras emergirem. As obreiras cuidam das larvas, constroem os formigueiros e procuram e armazenam alimentos. Os machos férteis surgem mais no fim da estação.



Foto Formiga Fantasma

Tapinoma melanocephalum


Aspeto

É uma formiga bicolor onde a cabeça e o tórax são castanho-escuros e o abdómen e as pernas tem uma cor branca leitosa que dá a formiga sua aparência fantasma e o nome. Protorax comprimido lateralmente, alargando anteriormente. Com um comprimento entre 1,5 e 2 mm.



Ciclo de vida

As colónias estão em constante reprodução.A esperança de vida de uma rainha é curta, sendo apenas algumas semanas. As formigas fantasma desenvolveram uma relação simbiótica com as aranhas saltadoras e por vezes encontrámos estas a habitar os ninhos das formigas.



Foto Formiga Faraó

Monomorium pharaonis


Aspeto

As obreiras têm entre 1,5 a 2 mm de comprimento e têm uma cor castanha amarelada com o abdómen castanho. Os machos têm cerca de 3 mm de comprimento, têm uma cor preta e têm asas. As rainhas têm entre 3,5 a 6 mm de comprimento, têm uma cor vermelha escura e têm asas. Olhos pretos, 2 segmentos pequenos no pedicelo.



Ciclo de vida

A formiga-faraó é polígínica, ou seja, suas colônias podem conter muitas rainhas (até 200). Uma colônia individual normalmente contém de 1000 a 2500 trabalhadores, mas uma elevada densidade de ninhos dá a impressão de colônias maciças. Não há hostilidade entre colônias vizinhas.



Foto Formiga do Fogo

Solenopsis invicta


Aspeto

As rainhas têm cerca de 15 mm de comprimento. As obreiras têm entre 3 a 6 mm de comprimento. Castanho acobreado na cabeça e no corpo, com o abdómen mais escuro. A Solenopsis tem uma antena de dois segmentos muito distinta, mais visível na parte frontal da fêmea reprodutora.



Ciclo de vida

A rainha procura um local adequado para depositar os ovos. Depois de encontrado, ela pode colocar até 125 ovos no fim da Primavera. As larvas eclodem 8 a 10 dias depois, e a fase da pupagem dura 9 a 16 dias. Estas formigas são bastante agressivas e tem uma picada extremamente dolorosa.