Blatella germanica
A espécie possui coloração castanho-clara, com duas faixas longitudinais escuras no primeiro esclerito do protórax. Mede entre 10–15 mm de comprimento e é originária da região sul da Ásia. Possuí um par de asas, e embora não possa voar, costuma agita-las quando se sente ameaçada.
As fêmeas transportam 35 a 40 ovos numa ooteca (cápsula de ovos) até estarem prontos para eclodir. A eclosão dá-se em 1 mês. As ninfas levam entre 6 semanas a 6 meses a atingir o estado adulto. A espécie é noturna e omnívora, e mais comumente encontrada em ambientes fechados tais como cozinhas e navios.
Blatta orientalis
A Barata-oriental é uma barata cosmopolita, de hábitos domésticos e com coloração castanha-escura. Uma característica marcante da espécie é o seu dimorfismo sexual: o macho tem aproximadamente 18 a 29 milímetros de comprimento, um par de asas marrons que cobrem dois terços do abdômen e uma formatura corporal mais estreita. A fêmea, por sua vez, mede em cerca de 20 a 27 milímetros de comprimento, tem asas pequenas e incolores e um corpo mais volumoso. O macho é capaz de realizar voos curtos com distâncias entre 2 a 3 metros.
As fêmeas depositam 16 ovos numa ooteca (cápsula de ovos). A eclosão deste dá-se em cerca de 2 meses. As ninfas demoram 6 a 18 meses a atingir o estado adulto.Perfeitamente adaptadas para sobreviver no ambiente natural, as Baratas Orientais conseguem sobreviver no frio, zonas húmidas, como caves, esgotos e aberturas sob alpendres. Conhecidos pela sua preferência por se alimentar de lixo e podridão, estes insectos podem ser frequentemente encontrados em depósitos de lixo. Normalmente, como forma de locomoção preferem a corrida a voar.
Periplaneta americana
Esta espécie pode atingir 35 a 40mm de comprimento. Dotada de um corpo de cor vermelha acastanhada brilhante. Os machos têm asas mais compridas que o seu próprio corpo, enquanto que nas fêmeas apenas cobre oabdómen. Corredora (pode voar em temperaturas muito elevadas).
A fêmea transporta a ooteca (cápsula dos ovos), com 6 a 28 ovos, durante vários dias antes de a depositar. Por vezes, reúnem-se e têm tendência a formar grupos. A eclosão dá-se em 1 a 2 meses. As ninfas desenvolvem-se normalmente em 5 meses, mas podem demorar até 15 meses.
Ectobius lapponicus
Corpo castanho acinzentado escuro, excepto no pronotum do macho que é escuro e no abdómen da fêmea que é castanho escuro. Os machos adultos medem 9 a 11 mm. As fêmeas adultas medem 6 a 8 mm.
As cápsulas dos ovos são produzidas e transportadas pelas fêmeas durante um ou dois dias, entre Junho e Setembro. A eclosão das ninfas dá-se na Primavera. As ninfas hibernam até atingirem o estado adulto em Julho. Os adultos morrem entre Setembro e Outubro.
Supella longipalpa
Os animais desta espécie podem ter de 10 a 15mm de comprimento e caracterizam-se pelas listras castanhas amareladas no seu abdômen. Ambos os sexos têm asas, mas as do macho são mais compridas. Corredora (pode voar com temperaturas muito elevadas
As fêmeas depositam a ooteca (cápsula dos ovos) com 16 ovos, um dia depois da produção. As cápsulas são unidas entre si e espalhadas numa vasta área. A eclosão dá-se em 1 a 2 meses. As ninfas demoram 2 a 4 meses a chegar ao estado adulto.