Baratas


Foto Barata Alemã

Blatella germanica


Aspeto

A espécie possui coloração castanho-clara, com duas faixas longitudinais escuras no primeiro esclerito do protórax. Mede entre 10–15 mm de comprimento e é originária da região sul da Ásia. Possuí um par de asas, e embora não possa voar, costuma agita-las quando se sente ameaçada.



Ciclo de vida

As fêmeas transportam 35 a 40 ovos numa ooteca (cápsula de ovos) até estarem prontos para eclodir. A eclosão dá-se em 1 mês. As ninfas levam entre 6 semanas a 6 meses a atingir o estado adulto. A espécie é noturna e omnívora, e mais comumente encontrada em ambientes fechados tais como cozinhas e navios.



Foto Barata Oriental

Blatta orientalis


Aspeto

A Barata-oriental é uma barata cosmopolita, de hábitos domésticos e com coloração castanha-escura. Uma característica marcante da espécie é o seu dimorfismo sexual: o macho tem aproximadamente 18 a 29 milímetros de comprimento, um par de asas marrons que cobrem dois terços do abdômen e uma formatura corporal mais estreita. A fêmea, por sua vez, mede em cerca de 20 a 27 milímetros de comprimento, tem asas pequenas e incolores e um corpo mais volumoso. O macho é capaz de realizar voos curtos com distâncias entre 2 a 3 metros.



Ciclo de vida

As fêmeas depositam 16 ovos numa ooteca (cápsula de ovos). A eclosão deste dá-se em cerca de 2 meses. As ninfas demoram 6 a 18 meses a atingir o estado adulto.Perfeitamente adaptadas para sobreviver no ambiente natural, as Baratas Orientais conseguem sobreviver no frio, zonas húmidas, como caves, esgotos e aberturas sob alpendres. Conhecidos pela sua preferência por se alimentar de lixo e podridão, estes insectos podem ser frequentemente encontrados em depósitos de lixo. Normalmente, como forma de locomoção preferem a corrida a voar.



Foto Barata Americana

Periplaneta americana


Aspeto

Esta espécie pode atingir 35 a 40mm de comprimento. Dotada de um corpo de cor vermelha acastanhada brilhante. Os machos têm asas mais compridas que o seu próprio corpo, enquanto que nas fêmeas apenas cobre oabdómen. Corredora (pode voar em temperaturas muito elevadas).



Ciclo de vida

A fêmea transporta a ooteca (cápsula dos ovos), com 6 a 28 ovos, durante vários dias antes de a depositar. Por vezes, reúnem-se e têm tendência a formar grupos. A eclosão dá-se em 1 a 2 meses. As ninfas desenvolvem-se normalmente em 5 meses, mas podem demorar até 15 meses.



Foto Barata Parda

Ectobius lapponicus


Aspeto

Corpo castanho acinzentado escuro, excepto no pronotum do macho que é escuro e no abdómen da fêmea que é castanho escuro. Os machos adultos medem 9 a 11 mm. As fêmeas adultas medem 6 a 8 mm.



Ciclo de vida

As cápsulas dos ovos são produzidas e transportadas pelas fêmeas durante um ou dois dias, entre Junho e Setembro. A eclosão das ninfas dá-se na Primavera. As ninfas hibernam até atingirem o estado adulto em Julho. Os adultos morrem entre Setembro e Outubro.



Foto Barata Listras Castanhas

Supella longipalpa


Aspeto

Os animais desta espécie podem ter de 10 a 15mm de comprimento e caracterizam-se pelas listras castanhas amareladas no seu abdômen. Ambos os sexos têm asas, mas as do macho são mais compridas. Corredora (pode voar com temperaturas muito elevadas



Ciclo de vida

As fêmeas depositam a ooteca (cápsula dos ovos) com 16 ovos, um dia depois da produção. As cápsulas são unidas entre si e espalhadas numa vasta área. A eclosão dá-se em 1 a 2 meses. As ninfas demoram 2 a 4 meses a chegar ao estado adulto.