Pulgas


Foto Carraça dos Cães

Rhipicephalus Sanguineus


Aspeto

Este espécie tem cor castanha avermelhada. O corpo tem uma forma alongada, com cabeça de base hexagonal (cabeça falsa – onde se encontra a boca). A Carraça dos Cães Castanha é uma carraça de 3 hospedeiros, pelo que tem de mudar de hospedeiro entre as 3 fases de crescimento (larva, ninfa e adulto). O ciclo de vida completo, do ovo ao estado adulto, pode demorar dois meses, dependendo das condições climatéricas e do número de hospedeiros disponíveis.



Ciclo de vida

É um carrapato que exige três hospedeiros para completar o ciclo (trioxeno), pois todas as mudas são feitas fora dos hospedeiros. A fêmea podem por 2000 a 3000 ovos por dia. Períodos (em dias): Pré-postura - 3;Incubação - 17-60;Sucção da larva - 2-7;Muda da larva - 5-23;Sucção da ninfa - 4-9;Muda da ninfa - 11-72;Sucção da fêmea - 6-30;As larvas não alimentadas podem sobreviver até 8 meses e meio, as ninfas seis meses e adultos até 19 meses.



Foto Carraça dos Pombos

Argas reflexus


Aspeto

Carraça mole com cerca de 4 mm de comprimento. A boca está localizada no ventre coberta pela extremidade dianteira do corpo, pelo que não é visível de cima. O corpo não tem quitina (placa óssea endurecida) e a pele aparece enrugada como couro.



Ciclo de vida

As fêmeas depositam os ovos globulares, castanhos escuros brilhantes, em grupos de 20 a 50. As larvas alimentam-se dos hospedeiros durante seis a onze dias, embora as ninfas e os adultos só se alimentem durante um máximo de 12 horas.



Foto Pulga do Homem

Pulex irritans


Aspeto

As Pulgas são Insectos sem asas, pretos a pretos acastanhados. As Pulgas adultas têm 1 a 4 mm de comprimento. Têm um probóscide longo e fino que utilizam para perfurar a pele do anfitrião a fim de se alimentarem do seu sangue. Executam um movimento de salto característico.



Ciclo de vida

A pulga Fêmea deposita 4 a 8 ovos após cada refeição de sangue e, geralmente, pode depositar várias centenas de ovos durante a sua vida adulta. Os ovos de cor clara, num suave formato oval, com cerca de 0,5 mm de comprimento, são depositados, embora não fiquem agarrados no corpo, na cama ou no ninho do hospedeiro.



Foto Pulga dos Cães

Ctenocephalides canis


Aspeto

No estado adulto é preta acastanhada, mas fica preta avermelhada após uma refeição de sangue. A pulga adulta tem 3 a 4 mm de comprimento. A larva sem pernas é de cor creme e pode medir até 5 mm de comprimento. Como podem saltar cerca de 6 polegadas, conseguem mover-se de um hospedeiro para outro.



Ciclo de vida

As pulgas atravessam quatro fases no seu ciclo de vida: ovos, larvas, pupas, adultos. As larvas são mais compridas do que os adultos e alimentam-se de partículas de sangue seco. O corpo é achatado lateralmente, o que lhe permite mover-se facilmente no pêlo de um animal.



Foto Pulga dos Gatos

Ctenocephalides felis


Aspeto

Animais sem asas. Têm 2 a 3 mm de comprimento. Achatadas lateralmente. As suas longas patas permitem-lhes saltar. Têm a parte posterior da cabeça e pronoto com cerdas rígidas, o que as distingue da maioria das outras Pulgas de animais de estimação. Muitas vezes, estas Pulgas não conseguem determinar se um hospedeiro é ou não adequado, até o picarem.



Ciclo de vida

As pulgas atravessam quatro fases no seu ciclo de vida: ovos, larvas, pupas, adultos. As larvas são mais compridas do que os adultos e alimentam-se de partículas de sangue seco. O corpo é achatado lateralmente, o que lhe permite mover-se facilmente no pêlo de um animal.A Pulga dos Gatos não pode completar o seu ciclo de vida alimentando-se apenas de sangue humano.



Foto Acaro Aves

Dermanyssus gallinae


Aspeto

Dermanyssus gallinae, conhecido pelos nomes comuns de bicho-de-galinha, quiquito, pixilinga, ácaro-de-galinha, é um ácaro parasita das aves (comum em galinhas, daí o nome, com até 1 mm de comprimento, cosmopolita e de coloração avermelhada quando cheio de sangue. Parasita galinhas, perus, pombos e pássaros em cativeiro.



Ciclo de vida

Passam de ovo ao estado adulto em 7 dias (em condições favoráveis). Os adultos vivem cerca de 90 dias. Alimentam-se do sangue das aves e podem reduzir a eficiência de postura das Aves. Em casos graves, podem matar crias e Aves doentes ou idosas. Em residências podem picar pessoas na procura de alimento.