Vespas


Foto Vespão

Vespa crabro


Aspeto

OS Vespões são grandes podendo chegar até aos 4,5 cm de comprimento. As asas são cor de laranja avermelhadas. O abdómen é cor de laranja com faixas castanhas. Ninhos construidos em lugares protegidos como troncos de árvores, arbustos, partes laterais de edifícios, celeiros, sótãos e paredes ocas. Os ninhos são cinzentos e parecem feitos de papel.



Ciclo de vida

Os ninhos aparecem na Primavera e a maior parte morre no final do Outono. Apenas a rainha fertilizada sobrevive ao Inverno. Pode chegar a colocar até 3 ovos por dia durante cerca de um mês. Os ovos eclodem após 5 a 8 dias em larvas e as larvas demoram cerca de duas semanas a atingir maturidade. No outono são produzidas novas rainhas que saem do ninho para criar outros.



Foto Vespa Social

Vespula Vulgaris


Aspeto

Abdómen preto e amarelo. As marcas diferem de acordo com as espécies. Formam colónias que podem ir até aos 25.000 individuos e geralmente em locais como cavidades de paredes, árvores ocas e arbustos. Todos os anos constroem novo ninho com favos na horizontal semelhantes a pasta de papel. Preferem insectos e alimentos doces como alimento. Não formam enxame mas em perigo ferram repetidamente e várias vezes.



Ciclo de vida

As jovens rainhas passam o Inverno no solo e emergem na Primavera para iniciarem a construção do ninho e depositarem os ovos. As obreiras (fêmeas estéreis) emergem durante o início do Verão e encarregam-se da construção do ninho. A rainha continua a depositar os ovos. As novas rainhas e os machos acasalam no início do Outono. O ninho morre durante o Inverno sendo que só as rainhas sobrevivem até ao ano seguinte.



Foto Vespa Asiática

Vespa velutina


Aspeto

A Vespa asiática é ligeiramente mais pequena do que vespa social. Geralmente as rainhas medem 30 mm de comprimento, os machos cerca de 24 mm e as obreiras cerca de 20 mm. A espécie apresenta patas amarelas características. O tórax é castanho ou preto e o abdómen castanho. Cada segmento abdominal apresenta uma borda posterior amarela e estreita, exceto o quarto segmento, que é cor-de-laranja. A cabeça é preta e a face amarela.



Ciclo de vida

Os seus ninhos podem conter até cerca 2200 vespas. O ciclo de vida anual da Vespa asiática começa na primavera: a rainha forma um ninho de papel do tamanho de uma bola de tênis desde abril. Nesta primeira fase, a rainha, sozinha, é responsável pela construção do ninho, colocando os ovos e alimentando a ninhada. Após o aparecimento dos primeiros trabalhadores, a rainha começa a colocar exclusivamente ovos. Após o aparecimento dos primeiros trabalhadores, a rainha começa a colocar exclusivamente ovos.