Ratos


Foto Rato da Água

Arvicola terrestris


Aspeto

Entre 12 e 22 cm de comprimento, com uma cauda mais curta do que metade do comprimento do corpo. Peso: 60 a 180 g. Distingue-se do rato doméstico e da ratazana pela forma compacta e roliça do corpo, bem como pela cabeça relativamente grande e pela cauda curta.



Ciclo de vida

O período de acasalamento dura de março até o final do outono. A gravidez da fêmea da ratazana dura aproximadamente 21 dias. Até 8 filhotes podem nascer, cada um pesando cerca de 10 gramas. Os jovens ratos abrem os olhos três dias depois do nascimento. Eles têm metade do tamanho de uma ratazana de água madura quando são desmamados.



Foto Rato Toupeiro

Microtus agrestis


Aspeto

A cabeça e o corpo medem entre 8 e 13 cm. Peso: 15 a 50 g. Os Ratos Toupeiros têm pêlo castanho acinzentado, com a parte inferior em cinzento pálido. Têm orelhas e olhos pequenos e cauda curta.



Ciclo de vida

O rato toupeiro reproduz-se ao longo do ano, mas a época de reprodução atinge o pico na primavera e no verão. O período de gestação é de cerca de três semanas e as fêmeas produzem 4 a 6 crias após um período de gestação de 18 a 20 dias. Podem viver até 2 anos.



Foto Rato do Campo

Apodemus sylvaticus


Aspeto

Tamanho de um adulto: cabeça e corpo 80 a 100 mm de comprimento; cauda 70 a 90 mm. Peso: o macho pode pesar até 25 g, a fêmea até 20 g. Cor castanha clara alaranjada no pêlo sobre a cabeça e as costas. Pêlos amarelados sobre os flancos e brancos no ventre. Geralmente há uma pequena mancha amarela no peito. A parte final da cauda sai como medida de defesa mas pode não voltar a crescer.



Ciclo de vida

Em média, vivem dois a três meses, mas podem sobreviver até 20 meses em liberdade ou dois ou mais anos em cativeiro. A época de procriação vai de Março/Abril a Outubro/Novembro e a gestação demora cerca de 25 dias. O primeiro pêlo aparece seis dias depois do nascimento; os olhos abrem-se após 16 dias e o desmame dá-se com 18 dias de vida.



Foto Rato Doméstico

Mus domesticus


Aspeto

Tamanho: 70 a 95 mm de comprimento, com uma cauda aproximadamente do mesmo comprimento. Peso: 12 a 30 g. As patas e cabeça relativamente pequenas e os olhos e orelhas grandes, são as características que permitem distingui-los das Ratazanas comuns jovens.



Ciclo de vida

As fêmeas têm um ciclo estral de quatro a seis dias de duração, com o próprio estro durando menos de um dia. Se forem são expostas à urina dos machos, entram em cio 72 horas após. Produzem cerca de 4 a 16 crias por ninhada e 7 a 8 ninhadas por ano. O periodo de gestação é de 19 a 21 dias.