Mosquitos


Foto Mosquito Aedes

Aedes aegypti


Aspeto

O Aedes aegypti é um mosquito que se encontra ativo e pica durante o dia, ao contrário do Anopheles, vector da malária, que tem atividade crepuscular. O Aedes aegypti tem, como vítima preferencial, o ser humano, e não faz praticamente som audível antes de picar. Mede menos de 1 centímetro e é preto com manchas brancas no corpo e nas pernas.[ Os ovos são pretos e têm a forma de uma bola de râguebi.



Ciclo de vida

Os mosquitos Aedes demoram entre 6 a 8 dias para chegar do ovo à fase adulta.Passam por uma metamorfose completa: ovo, larva, pupa, adulto. Em média, cada mosquito vive cerca de 30 dias e a fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos. Se forem postos por uma fêmea contaminada pelo vírus da dengue, ao completarem seu ciclo evolutivo, transmitirão a doença.



Foto Mosquito Anofeles

Anopheles


Aspeto

Adulto - marcas pálidas e escuras nas asas, que descansam num ângulo de 45° em relação à superfície em que pousam. As larvas mantêm-se na horizontal sobre a superfície da água. Os ovos medem cerca de 1 mm e têm flutuadores nos lados. Ritmo de picadas - picam durante a noite e descansam em interiores ou exteriores (dependendo da espécie).



Ciclo de vida

As fêmeas vivem de duas semanas a um mês. Têm preferência pelo sangue humano, mas também picam animais. Põem cerca de duzentos ovos de cada vez, em água parada. Os ovos demoram apenas 2 a 3 dias a maturar. Os machos vivem cerca de uma semana e alimentam-se de néctar. As fêmeas alimentam-se de sangue, mais rico em nutrientes.



Foto Culex

Culex tritaeniorhynchus


Aspeto

Adulto: tórax, pernas e veios das asas sempre cobertos por escamas castanhas. Coloração pouco viva e sem brilho. Transição brusca da forma na extremidade do abdómen. As larvas mantêm-se num ângulo de 45º sobre a superfície da água. Os ovos são castanhos, longos e cilíndricos. Ficam na posição vertical à superfície da água em aglomerados de 300 ovos.



Ciclo de vida

Os mosquitos Culex demoram 6 a 10 dias para chegar do ovo à fase adulta. Passam por uma metamorfose completa: ovo, larva, pupa, adulto. Procriam principalmente em campos de arroz, esgotos e outras águas estagnadas e poluídas e picam durante a noite e costuma descansar em interiores antes e depois das refeições de sangue.



Foto Mosquito Asa Preta

Sciaridae


Aspeto

Os Sciaridae são uma família de moscas, comumente conhecidos como mosquitos de asas pretas dos fungos. Estes mosquitos são pequenos, normalmente de um a sete milímetros de comprimento. Eles têm corpos esguios e escuros e asas escuras. No entanto, as fêmeas de várias espécies não têm asas.



Ciclo de vida

As fêmeas adultas depositam cerca de 200 ovos transparentes (cada um com cerca de 1 mm de comprimento) em solo húmido. Após cerca de uma semana, as larvas eclodem e cerca de 90% são do sexo feminino. Os adultos com seu característico vôo de dança não mordem, vivem o tempo suficiente para acasalar e morrem cerca de cinco dias após.